quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Número 17 - Página 5

Notícias



Seminário sobre mediunidade comemora aniversário da AME-Bahia
André Luiz Peixinho, presidente da FEEB e membro da AME-Bahia, é um dos palestrantes. 


A Associação de Medicina e Espiritismo da Bahia (AME-Bahia) realiza no dia 6 de agosto deste ano o Seminário Medicina e Saúde, em comemoração pelos 17 anos de sua fundação. O evento, que tem apoio da Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB), da Associação Bahiana de Medicina (ABM) e do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), está previsto para acontecer na sede da ABM (Rua Baependi, 162 – Ondina), onde a AME-Bahia promove suas reuniões.
O seminário vai discutir principalmente “a contribuição da mediunidade no processo evolutivo da Humanidade”, tema central da mesa-redonda que terá a participação do psiquiatra Fábio Pires, da psicóloga Nádia Matos e do médico Fernando Santos. Eles vão enfocar, respectivamente, estes assuntos: “A mediunidade e a importância dos tratamentos espirituais na abordagem das doenças psiquiátricas”; “A mediunidade como elemento do perceber-se espírito, repercutindo nas questões psicológicas do ser”; e “A mediunidade como elemento de estruturação do construto religioso humano”.
Além deles, também o médico e psicólogo André Luiz Peixinho (“Mediunidade e saúde”), a psicóloga Ruth Brasil Mesquita (“Psicologia e mediunidade”) fazem palestras no encontro, que terá ainda um “relato de experiências diferenciando o fenômeno mediúnico dos processos místicos ou patológicos”, conduzido por Fábio Pires e pela psicóloga Carolina Azevedo. Antes do encerramento, a também médica Eleonora Peixinho, presidente da AME-Bahia, conduzirá uma “vivência”.
A realização da AME-Bahia também ressalta as comemorações pelos 150 anos de lançamento, em 1861, de O Livro dos Médiuns, obra na qual Allan Kardec insere uma descrição sistematizada sobre a mediunidade, dentro de um olhar científico, descrevendo múltiplos tipo de manifestações mediúnicas, suas nuances, riscos e os cuidados necessários para exercê-la em prol do crescimento da humanidade.
Informações sobre inscrição no evento são prestadas pela secretaria do Seminário instalada na sala 10 da sede da FEEB - Rua General Jayme Rolemberg, 110, Brotas. Os contatos devem ser feitos com Regina, pelo telefone 8797-0891 ou através do e-mail amebahiamed@yahoo.com.br.

***

Poesia


Alma das andorinhas
João Cabete


Eu não sei dizer para onde vão
as almas das andorinhas
eu não sei, eu não sei...

Eu não sei dizer para onde vão
saudades e desencontros
eu não sei, eu não sei...

Eu só sei dizer que dentro da minh’alma
sinto a Natureza cantando e chorando
eu só sei dizer que sinto Deus sorrindo para mim.

Eu não sei dizer para onde vão
perfume de tantas flores
eu não sei, eu não sei...

Eu não sei dizer para onde vão
tristezas e desencantos
eu não sei, eu não sei...

Eu só sei dizer que dentro da minh’alma
sinto a Natureza cantando e chorando
eu só sei dizer que sinto Deus sorrindo para mim.

***

Aniversariantes do trimestre


Abril
11 – Carol;
19 – Euclésia;
23 – Norma e Jorge Luiz;
25 – José Hermínio;
27 – Vera Mirtes;

Maio 
14 – Maria das Graças Castro;
25 – Maria da Glória;

Junho
1 – Marco Antônio;
3 – Izabel Tavares;
8 – Jane Selma;
9 – Lindinalva;
19 – Ana Cláudia;
29 – Angélica Santos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário