quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Número 21 - página 4

ENTREVISTA

Trabalho levado a sério

Rita de Cássia Freitas de Melo, presidente do Grupo Espírita Raio de Luz, localizado na Rua da Palestina – Uruguai, em Salvador –, conheceu o Espiritismo nos idos de 1982, no C. E. Cavaleiros da Luz, quando esta instituição ainda funcionava naquele bairro, antes de se transferir para a Cidade da Luz, em Pituaçu.

Rita sempre foi, conforme declarou à Tribuna Espírita de Salvador, uma pessoa muito mística, curiosa quanto às questões espirituais. Uma vizinha a levou ao Cavaleiros e o resultado foi que ela se apaixonou pela Doutrina Espírita, dedicando-se então a fazer cursos; primeiro, o básico e, depois, o de passes, passando a trabalhar na reunião mediúnica.
ORIGEM O Raio de Luz (foto) nasceu quando o Cavaleiros da Luz se mudou para Pituaçu, em 1996, graças ao esforço de alguns remanescentes que não puderam ou não quiseram se deslocar àquela parte da Cidade Alta. Assim, alguns desses antigos trabalhadores um núcleo de atividades chamado Caminho de Paz, em 1998; antes disso, porém, estava em atividade um grupo dedicado à distribuição e sopa aos necessitados, o qual foi convidado pelos dirigentes do Caminho de Paz a integrar essa instituição. E Rita ficou aí até janeiro de 2001, quando o fundador se afastou e seu substituto não aceitou muito bem a colaboração dela.
CONSTRUÇÃO Rita viu-se sem espaço ali e decidiu ocupar, junto com outros companheiros, o prédio abandonado que seu marido possuía na Rua da Palestina. No início, era só o estudo do Evangelho, feito na laje, sob as estrelas, mas em pouco tempo começaram a construção das instalações. Ainda assim, eles ficaram um ano inteiro trabalhando sem eletricidade. Quando tudo ficou pronto, iniciou-se o grupo de estudo e então foram chegando as pessoas, futuras colaboradoras dos serviços dispensados à comunidade.
SERVIÇOS A Casa oferece atendimento fraterno na quarta-feira; na segunda-feira há o curso básico de Espiritismo; na quinta é realizado o curso de introdução à Doutrina Espírita, com duração de seis meses; os serviços de desobsessão e cirurgia espiritual acontecem às sextas-feiras; sábado é o dia da evangelização infantil, à tarde, e do atendimento aos trabalhadores do Raio de Luz, que conta, aos domingos, uma vez por mês, com o trabalho de vibração pela Casa e confraternização com os trabalhadores.
JUVENTUDE Em média, entre 40 e 50 pessoas frequentam os trabalhos regulares na instituição, graças à divulgação “boca a boca”, na comunidade. Foi tudo tão intenso e repentino que faz Rita perguntar-se: “O que a Espiritualidade viu em mim?”. A resposta veio indiretamente: o trabalho só cresce e hoje a Casa conta com aproximadamente 30 trabalhadores ativos. O Raio de Luz, diz ela, é um centro jovem, de pessoas jovens, com o propósito de introduzir os jovens nas atividades da Casa. “Se você dá responsabilidade, o jovem corresponde”, salienta, apontando o próprio exemplo: “Tenho espírito jovem, sonho muito. Quero lutar; se não der certo, pelo menos tentei”.
ALEGRIAS Para ela, o Espiritismo é o tripé filosofia – religião – ciência. Nesse âmbito, diz Rita que sua vida é pautada no amor ao próximo: “Erro pra caramba, mas todo dia peço a Jesus que me dê força. Se há algo que levo a sério é o trabalho espiritual”, explicando que um de seus filhos se evangelizou no Cavaleiros da Luz e hoje é doutrinador no raio de Luz. Rita conta suas maiores alegrias ela tem experimentado na ação caritativa junto aos amigos espirituais, a exemplo do que houve com seus filhos, dois rapazes: “Eles nunca brigaram por uma namorada, o que aconteceu aqui dentro [no Centro], mas a Espiritualidade chamou a ambos para a pacificação e os dois se abraçaram, perdoando-se”. Outra alegria é observar os assistidos que melhoram oferecerem-se para trabalhar na Casa, confessa Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário