Ano VI - N. 21 - JUL. - AGO. - SET. 2012
EDITORIAL
Opção pela fraternidade
Angélica Santos
Aos poucos, mais um ano deste século vai-se esvaindo, sem que no Planeta, nossa morada, seja percebida, pela grande maioria, a necessidade de buscar e vivenciar os ensinamentos éticos e morais preconizados por Jesus e de que tanto carece a humanidade no momento caótico em que vivemos.
As calamidades provocadas pelo homem - quer contra a Natureza ou acontecimentos vividos no dia-a-dia da vida social - nos distanciam cada vez mais da convivência fraterna de que tanto necessitamos, para encontrar a paz, da qual tanto falamos e discutimos em encontros e movimentos, sem contudo alcançá-la, por não termos notado que ela se encontra em nós.
O ideal seria que nós, os espíritas, tentássemos, no ano que se aproxima, uma convivência maior entre as nossas Casas, fazendo com que o nosso movimento se tornasse mais fraterno, mais humanizado, levando em consideração o que preceitua o Pacto Áureo, vigorando entre nós desde 1949 se, no entanto, conseguir seu intento.
Por que não buscarmos, em 2009, instaurar uma campanha visando a um novo tempo de vivência amorosa e laboriosa entre nós, de modo que juntos possamos entender melhor a Nova Era que vive nossa Doutrina, seguindo os passos de Jesus através dos ensinamentos salutares de Allan Kardec?
Que tal se instituir nas células menores do movimento - as sociedades e centros espíritas - a educação como meta, junto às demais atividades, levando seus frequentadores a melhor entenderem o verdadeiro significado da Doutrina, provando que ela não é uma seita mirabolante capaz de realizar milagres?
Que possamos, no Ano Novo, confraternizar com nossa comunidade, com outros núcleos religiosos e com a sociedade como um todo, permutando conhecimentos sadios em busca da prática real do Evangelho.
O que acabamos de expor é a visão da equipe que faz a Tribuna Espírita de Salvador, levando nestas linhas o convite para que o próximo ano seja realmente de paz, compreensão e amor, sentimentos que são capazes de unir a todos em um melhor processo de interação social.
***
LEIA NESTA EDIÇÃO
O Grupo Espiritual Raio de Luz, no bairro do Uruguai, é um dos mais jovens centros espíritas de Salvador e sua presidente e fundadora, Rita de Cássia Freitas Melo, é nossa entrevistada. Página 4
O escritor e expositor baiano Adilton Pugliese lançou uma nova obra que vem enriquecer em muito a bibliografia espírita, tratando das “nobres verdades”... Página 2
“Impermanência” é o tema do artigo de Olvanir Marques Oliveira, que comparece pela primeira vez em nosso jornal. Página 8
O Encontro Estadual de Espiritismo congrega os espíritas baianos no Centro de Convenções em novembro. Página 5
Você sabia que o famoso escritor francês Victor Hugo participava de sessões espíritas? Página 7
***
Homenagem:
Carlos Bernardo Loureiro: o grande pesquisador espírita brasileiro.
(16.04.1942 - 10.08.2006)
Nenhum comentário:
Postar um comentário