quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Número 9 - Capa

ANO III - Abril, Maio e Junho de 2009

EDITORIAL

Saudosismo? Talvez...
Angélica Santos

Pensando sobre a ação do movimento espírita hoje, a refletir na realizações de algum tempo atrás, lembrei de quando as casas espiritas se reuniam para programar eventos em conjunto, tanto na área de seminário, simpósio etc., como também programavam momentos inesquecíveis de lazer.
Os tempos passaram, mudaram, e hoje dificilmente temos notícia de que essa ação conjunta, que estreita de maneira fraterna os laços de compreensão e amizade entre seres ou grupos que comungam o mesmo ideal, buscando a cooperação mútua para o progresso e crescimento.
Foram muitos anos de realizações que satisfaziam os envolvidos tanto em lazer como em busca da sustentação financeira das instituições envolvidas.
Quando convidamos alguém pra reativarmos esses momentos, escutamos evasivas: a diretoria da Casa não concorda; estamos muito atarefados; não temos trabalhadores suficientes para tal empreendimento.
Respeitamos os pontos de vista e partimos para as realizações sem parceria ao longo do tempo; mesmo contando com poucos trabalhadores na nossa instituição, obtemos sucesso.
Eis que este ano conseguimos uma parceria, aliás, um parceiro ideal, que foi o Instituto Kardecista da Bahia, e realizamos um evento que foi coroado de êxito, dentro da maior harmonia, solidariedade e compreensão.
Isso comprova que, unidos, conseguiremos fazer crescer em nossa cidade o movimento espírita, que precisa com urgência se movimentar em todos os sentidos.
Quando resolvi colocar este pensamento no papel, não foi para julgar nada nem ninguém, e, sim, dar vazão a um momento de nostalgia, mesmo porque a Casa em que participamos tem, graças ao esforço hercúleo de seus trabalhadores, realizado todos os eventos satisfatoriamente. Desejei apenas colocar para meus companheiros de ideal que, se fôssemos um pouquinho mais unidos, nosso movimento seria mais unido e teríamos mais força para levar á nossa sociedade os nossos ideais, que são ímpares e precisam de maior penetração, pelo menos aqui em Salvador, e nós, participantes da causa de Kardec, temos, juntamente com a nossa Federação, responsabilidade por isso.

***

Nesta edição:

Já pensou em Manoel Philomeno sucessor de André Luiz como "repórter do Além"? Página 3

Dois irmãos deram uma grande contribuição ao Espiritismo inventando o "gabinete mediúnico". Página 7

Afinal, qual é mesmo a natureza íntima do espírito? Página 6

Uma bela amizade vai ouro, mas não tem preço, segundo constata Euzébio da Silva. Página 5

Vem aí a décima nona edição do Seminário sobre Mediunidade. Página 3

Até doente Cornélio Pires não perdia ocasião para fazer humor. Página 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário