sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Número 9 - página 5

REFLEXÃO

O valor de uma amizade
Euzébio Raimundo da Silva, coordenador do ESDE-FEEB

Recordo-me que naquela fatídica sexta-feira da paixão Jesus carregava a sua cruz em direção ao Calvário. Quando o mesmo cai pela terceira vez, um "desconhecido" é escolhido compulsoriamente por um soldado romano para ajudá-lo na sua dura empreitada. No início, o "desconhecido" resmungava porque ele teria que fazer aquilo, porém constatou que durante todo o percurso em nenhum momento o Rabi queixou-se da infeliz situação.
Ele se perguntava por que o Messias se deixava imolar daquela forma. Ao final da caminhada, no local onde Jesus seria crucificado, o "desconhecido" desvencilha-se da cruz e o Mestre o olha de forma agradecida e amorosa, como a dizer-lhe "obrigado, nunca me esquecerei desse seu valioso apoio". Ele sai a olhar para aquele que lhe transmitiu paz, luz e amor.
Mais adiante no tempo, vamos encontrar Paulo de Tarso. Um idealista e grande divulgador do Cristianismo primitivo. Durante sua caminhada ele terá a ajuda de um grande amigo, que o auxiliará, e muito, na sua missão: Barnabé. Sempre quando Paulo de Tarso precisava desabafar, ou de conselhos, ou ainda de ações pontuais acerca da divulgação da Doutrina Cristã, lá estava seu inseparável amigo. Tiveram poucos momentos de desavenças, mas sempre fiéis um ao outro.
Essa pequena digressão evangélica é para reforçar algo que nos dias de hoje tem peso de ouro: a amizade. Existe um jargão que diz: "quem tem amigos tem tudo". Concordo plenamente. Quem soube agregar pessoas de bem tem adquirido um tesouro de 100%. Quando estive fazendo um pequeno "tour" em um hospital de Salvador, surpreendi-me com a quantidade de amigos que foram solidarizar-se com minha pessoa.
Confesso que não sabia que possuía amigos que pensavam e "cuidavam" de mim. Ainda hoje muitos deles buscam elevar minha auto-estima, meu moral, e mais: ajudam-me de todas as formas;não, como dizem alguns, por obrigação espírita, mas reconheço que o verdadeiro motivo é a amizade que têm por mim e que só Deus pode retribuir.
O valor de uma amizade é medido nessas horas de dor e provação e não naquelas de prazer e luxúria. Ela é o resultado de uma equação espiritual que aqui reproduzo: interesse + vontade firme + compaixão = AMIZADE.
Quando Jesus recebeu a ajuda providencial do "desconhecido", só Ele sabia o seu valor. Quando paulo de Tarso recebeu a ajuda de Barnabé, só ele sabia de sua importância. Guardando as devidas proporções, só quando recebi (e venho recebendo) a ajuda de meus amigos é que sei que sou feliz e que ainda devo pensar em continuar nosso humilde trabalho de divulgador, agora, do Cristianismo Redivivo na Doutrina Espírita.
Descobri, durante aqueles dezessete dias no hospital, que não somos os salvadores da pátria e que tudo funciona de acordo com o tempo de Deus e não o nosso; e mais: de acordo com a Sua vontade. Os meus amigos alertam-me para, agora mais do que nunca, pensar e cuidar mais deste instrumento físico chamado Euzébio, pois a Providência Divina está a dar-me uma grande oportunidade de recomeço, ou, diria, de continuidade mais ponderada dos trabalhos!
Portanto, caros confrades, lembrem-se da fala de I Pedro, quando ele diz: "não tenho ouro nem prata, mas o que tenho isto eu t dou". Deduz-se também aí a amizade. Pois nós podemos ter todos os títulos do mundo, um excelente conforto material, mas se não tivermos amor e "amigos", nada seremos! Viva a amizade: essa tem valor.

***

POESIA

Amor
Oferecida ao C. E. Lar João Batista, com especial carinho, por Tião

O amor é uma palavra abrangente
Que se faz presente em toda ação,
Sem ele não se purifica a mente
Nem a bondade que sai do coração.

Sem amor nada se constrói
Pois sem ele nosso corpo é um vazio,
É como a chuva quando falta no estio
Onde nada se cria, e tudo se destrói.

O amor é Deus que nos sustenta,
É o pão que sempre nos alimenta,
É o afago na hora dolorida.

Ele é o símbolo do nosso pai "onipotente",
Que acolhe em seu "seio" toda a gente,
"É a razão de ser da nossa própria vida".

***

Aniversariantes do Trimestre

Abril
11 - Carolina Edite (Carol)
19 - Euclésia
23 - Norma
25 - Hermínio
27 - Vera
29 - Fátima

Maio
12 - Joana
14 - Márcia
20 - Cícero
25 - Maria da Glória

Junho
1 - Marco Antonio
3 - Isabel Tavares
8 - Jane Selma
9 - Lindinalva Socorro
19 - Ana Cláudia
29 - Angélica

Cultive no aniversário
Felicidade, harmonia...
Cheque inteiro ao centenário
Com paz, saúde e alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário