sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Número 9 - página 4

ENTREVISTA

Nelson Xavier vai viver Chico no cinema

Para o ator Nelson Xavier, da Rede Globo, viver Chico Xavier no cinema não é só um próximo trabalho, é uma sina. Desde que começou a carreira, ele vem sendo confundido com o famoso médium por conta do mesmo sobrenome. Nelson, de 67 anos, já se irritou com a confusão, mas hoje a vê com outros olhos: "Ficava indignado de ser chamado de Chico e respondia grosseiramente. Hoje, aceito com satisfação, mesmo antes de saber que faria o filme".
O convite para dar vida ao médium na telona veio há cinco anos, o tempo que o diretor Daniel Filho batalha para levar a biografia escrita por Marcel Souto Maior para os cinemas. As filmagens começaram em março deste ano (2009) e a data da estreia já está escolhida: 2 de abril de 2010, quando se comemora o centenário de nascimento do médium mineiro. "Parece que meu destino está envolvido com essa história. Cansei de escutar das pessoas que, um dia, eu interpretaria Chico Xavier. Mas a vida dele é mesmo extraordinária e merece ser contada", diz Nelson.
O ator tem se preparado para o papel visitando o Lar Frei Luís, conhecido centro espírita localizado em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Nelson Xavier tem se impressionado com que que tem visto por lá, apesar de nunca ter sido religioso. "Nunca me voltei para esse lado da religião. Minha formação é de comunista e acredito que só o amor e a solidariedade podem salvar o homem. Não se trata de uma conversão, mas não posso negar que fui tocado. Tenho presenciado muitas coisas e tive contato com entidades. Isso me emociona mito."
A seguir, alguns trechos da entrevista concedida por Nelson Xavier ao jornal O Dia, do Rio de Janeiro.

Como surgiu o convite para fazer Chico Xavier no cinema?
Nelson Xavier - Essa história começou há cinco anos. O Marcel Souto Maior, que escreveu "As Vidas de Chico Xavier", me mandou o livro e um bilhete dizendo que gostaria que eu interpretasse o Chico. Li o livro e fiquei estarrecido com o poder de Chico (...) liguei para o Daniel, que é uma pessoa com quem não tenho relação regular, e disse: "Sei que você vai dirigir Chico Xavier e quero fazer. Se você achar que estou muito velho, eu até faço uma plástica". Segui minha vida até que um dia ele me ligou e disse: "A resposta é sim". Quando caí em mim, tive uma crise de choro.

E como se preparou pra o personagem?
NX - Em março fomos para Uberaba, em Minas Gerais, na casa onde Chico morou, e para Pedro Leopoldo (cidade onde Chico nasceu). Lá tem recortes lindos... Delirei, queria morar lá. É um lugar de paz. Todos o lugares que ele frequentou são carregados de uma energia arrebatadora. Nessas visitas tive notícias de muitos colegas que visitavam o Chico.

Qual foi a reação das pessoas quando descobriram que você viveria Chico Xavier?
NX - Tanto as pessoa de Uberaba quanto o Daniel acham que, por eu não sr comprometido com o Espiritismo, vejo com  mai amplitude. É um olhar de quem é de fora. O filme vai ser sucesso não só no Brasil, quanto internacionalmente.



***

Rádio Web FEEB
Comunicação com Espiritualidade
Música, Mensagens, Palestras.
Programa ao vivo diariamente, às 8h. Acesse www.feeb.org.br para ouvir, participar e comentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário