segunda-feira, 9 de julho de 2012

Número 20 - Página 3

MEMÓRIA


Luiz OlímpioTeles de Menezes: pioneiro do Espiritismo no Brasil 


O berço mundial do Espiritismo foi a França, mas podemos considerar que, no Brasil, a nascente dos fenômenos provocados pelos espíritos foi a cidade de Salvador, na Bahia, desde os idos de 1853, antes mesmo da iniciação de Allan Kardec.
Desde 1853, portanto, já aconte-ciam noticiários sobre os fenônemos das “tables mouvan-tes” ou “tables parlantes”, que agitavam, desde 1850, a Europa e os Estados Unidos.
Há registros de ocorrências de “intercâmbio com os mortos”, porém, desde 1845, no antigo Distrito de Mata de São João, hoje município distante 62 km de Salvador, conforme queixa assinada por um juiz municipal, datada de 24 de maio daquele ano, apresentada ao tenente-general presidente da Província, contra pessoas “que faziam reuniões noturnas a pretexto de se ouvirem revelações de almas de mortos que se fingem aparecer”.
Oito anos após o lançamento de ”O Livro dos Espíritos”, o Espiritismo da Bahia era citado na ”Revista Espírita”, em 1865, devido a um episódio ocorrido em Salvador envolvendo o taquígrafo da Assembléia Legislativa, Luiz Olímpio Teles de Menezes, que escreveu no “Diário da Bahia” um artigo-réplica refutando crônica que depreciava “O Livro dos Espíritos”, publicada no jornal francês ”Gazeta Médialle”, de Paris.
Luiz Olímpio Teles de Menezes tornou-se o espírita de maior expressão da Bahia. Nascido soteropolitano, em 26 de julho de 1825, foi, sem dúvida, um extraordinário precursor e divulgador do Espiritismo. A ele devemos a fundação, a 17 de setembro de 1865, em Salvador, do primeiro Centro Espírita do Brasil, o Grupo Familiar do Espiritismo, do qual foi seu fiel dirigente.
A preocupação, porém, de Luiz Olímpio Teles de Menezes era a divulgação da Doutrina, em face do valor e da excelência dos postulados, e em julho de 1869 lança o primeiro periódico espírita em território brasileiro, o “Eco d’Além Túmulo”, por ele denominado “Monitor do Espiritismo no Brasil”, sendo citado na “Revue Spirit”  de outubro de 1869.
Teles de Me-nezes trabalhou durante 30 anos como taquígrafo da Assembleia Legislativa da Bahia, acumu-lando muitos e variados conhe-cimentos, que lhe granjearam o res-peito e a consi-deração de inúmeras pes-soas altamente colocadas na sociedade de Salvador.
Dedicou-se ao magistério particular e às letras, fundou o jornal “A Época Literária”, foi diretor do Instituto Histórico da Bahia, colaborou com vários jornais, escreveu livros e, na presidência do “Grupo Familiar do Espiritismo”, distinguiu-se pelo seu ânimo forte, pela sua cultura e elevação de sentimentos, suportando com destemor e firmeza d’alma o espírito zombeteiro dos incrédulos e materialistas.
Grande orador, possuidor de vasto cabedal de conhecimentos doutri-nários, fez inúmeras conferências em Salvador e cidades do Estado da Bahia, sempre levando o entusiasmo e o bom ânimo.
Cumprida sua tarefa na Bahia, rumou para o Rio de Janeiro, onde fixou residência, trabalhando, a partir de 1879, na distinta e culta corporação taquigráfica do Senado e do Império.
Sob longos e dolorosos padeci-mentos causados pela nefrite, no dia 16 de março de 1893, com 68 anos, desencarnou, em pobreza extrema, sendo seu enterro feito às expensas de dois colegas taquígrafos. Jornais do Rio e da Bahia lhe prestaram homenagens e seu nome foi incluído em três grandes enciclopédias, inclusive na Delta-Larousse e nos Dicionários Biblio-gráficos Brasileiro e Português.
O nome e os feitos de Luiz Olímpio Teles de Menezes, exemplo de tenacidade e fortaleza, conservar-se-ão nos Anais da História do Espiritismo no Brasil.

***


Programação de Atividades do C. E. Lar João Batista



Doutrinárias – Domingo, 10 horas; segunda-feira, 20 horas; quinta-feira, 16 horas.

Passes - Segunda-feira, 16 às 18 horas; terça, 16h30 às 18h; quarta, 10 às 11 e 16 às 18h; quinta, 17 às 18 e 19 às 20h; sexta, 16 às 18h; sábado, 15h30 às 16h30.

Entrevistas - Quarta-feira, 10 às 11 horas; sexta-feira, 15h30 às 17h30.

Escola mediúnica - Quinta-feira, 20 às 21 horas; sábado, 15 às 16h30.

Curso básico - Quinta-feira, 20 às 21h30; sábado, 15 às 16h30; domingo, 9h30 às 11 horas.

Grupos de estudo - Terça-feira, 20 às 21h30; quarta-feira, 9 às 10h; quinta-feira, 20 às 21h30; sexta-feira, 15 às 16h.

Evangelização – sábado, 8h30 às 10 horas.

Pré-requisito para acesso a grupos de estudo: ter o curso básico.

“O amor que compreende o erro é êmulo do amor que educa, da mesma forma que o amor que perdoa promove o amor que salva.”
(Joanna de Angelis)



Nenhum comentário:

Postar um comentário