segunda-feira, 9 de julho de 2012

Número 20 - Capa


Ano VI - N. 20 - ABR. - MAI. - JUN. 2012


EDITORIAL

Preconceito
Angélica Santos


Preconceito é uma opinião adotada sem o devido exame ou conhecimento prévio que pode causar danos morais ou materiais às pessoas, grupos ou mesmo denegrir sistemas, religiosos ou não. O preconceito ainda nos leva à vivência da superstição ou a adotar determinadas crendices quanto às coisas ou pessoas que prejulgamos sem os conhecimentos necessários.
O Movimento Espírita não está isento desse sentimento e muitas vezes perde trabalhadores entre pessoas que teriam oportunidade de servir à causa e às nossas casas, se isso não lhes fosse negado.
Preconceito de cor, de opção sexual, de religião... julgamentos preconcebidos a respeito do outro sem conhecer-lhes as possibilidades ou mesmo seus conhecimentos doutrinários. Aliás, o preconceito não nos deixa julgar com isenção de ânimo a verdade a respeito do ser em julgamento.
A Doutrina Espírita, através das páginas do Evangelho, preconiza lições como: “não julgueis para não serdes julgados”, “amar ao próximo como a si mesmo” e outros sublimes ensinamentos que nos levam a meditar por que em nosso meio esse sentimento ainda prevalece.
As casas que verdadeiramente seguem as orientações dadas pelo mestre lionês deveriam abominar esse sentimento mesquinho e injusto, sobretudo para com aqueles que buscam as nossas instituições para serem ajudados e terminam sendo repudiados.
Naturalmente, não é esse sentimento vivenciado em todos os ambientes espíritas, mas em muitos ele existe, às vezes de maneira camuflada. Depois de ter vivenciado nesse meio ao longo de 40 anos, sei o que digo, embora na atualidade possamos afirmar que as coisas melhoraram.
Em minha opinião, calcada nos conhecimentos doutrinários, todos os seres são nossos irmãos, cada um vivenciando o patamar em que precisa estar. Na casa espírita em que me encontro, todos são iguais, tendo os mesmos direitos e oportunidades.
Espero não estar em contradição com a Doutrina que amo e que pratico, mas é assim que vejo, ainda que, no presente, as ideias tenham melhorado.

***

Leia nesta edição:


O ator Paulo Figueiredo dirige a mais recente produção espírita do país, o filme “E a vida continua...”, sobre a obra do Espírito André Luiz. Entrevista com ele na Página 4.

Quando os espíritos querem fazer chegar suas mensagens a alguém, eles sempre dão um jeitinho, afinal, o telefone só toca de lá para cá, diz José Medrado em seu artigo. Página 8

Diretor da FEB, Antonio César Perri de Carvalho esteve em Salvador no mês de março para o seminário de encerramento da Caminhada da Fraternidade 2012. Página 2

A partir de agora, as edições da Revista Espírita, poduzida atualmente pelo Conselho Espírita Internacional, vão circular unicamente na versão eletrônica. Página 7

***


Luiz Olímpio Teles de Menezes - patrono da imprensa espírita brasileira.
Bahia, 1828 - Rio de Janeiro, 1893


Nenhum comentário:

Postar um comentário