segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Número 24 - Página 7

HUMOR

Kardec

O nome de Allan Kardec, codificador do Espiritismo, está tão presente na vida cultural brasileira que tem servido também como mote de anedotas, fazendo refletir tanto sobre a importância e a penetração da Doutrina Espírita nos vários setores da sociedade quanto na ignorância em que se encontra parte da população. Eis dois exemplos:

1 - Num de seus artigos, o escritor espírita Richard Simonetti (SP) conta que durante uma campanha eleitoral, um morador de Bauru, vendo um adesivo no parabrisa de um carro com a inscrição “Leia Kardec”, indicando que o veículo pertencia a um simpatizando da Doutrina dos Espíritos, indagou do motorista:
- Quem é essa candidata Leia Kardec?

2 - Nos anos 20 um jornal de humor paulista estampava esta pérola da propaganda, num anúncio muito bem elaborado publicado num jornal popular: “Use a lã Kardec. A lã Kardec aquece até a alma!”

Seguir o Cristo?

O filho, adolescente, rebelde sem causa, estava com os cabelos e a barba sem fazer havia mais de três meses.
A mãe, inteligente e espírita ativa, chama-o para uma conversa:
- Filho, você vai hoje cortar o cabelo e essa barbicha.
- Mãe, a senhora vive dizendo que temos de seguir Jesus; ele tinha barba e cabelos compridos...
Ele se vangloria e morre de rir da mãe, que naquele momento preferiu se calar e agir.
No outro dia, logo cedo ela o acorda com um camisolão meio cinza-pastel nas mãos e um par de sandálias de couro:
- Filgo, acorda! Toma esta roupa igual às que Jesus usava; já separei suas roupas e tênis para doar a uma instituição de caridade.
O garoto solta um sorriso amarelo e diz:
- Calma, mãe, eu estava brincando. Estou indo já no cabeleireiro.

Sempre é possível agir com inteligência, ao invés de autoritarismo e violência.

***

CURIOSIDADES

O Espiritismo chegou no Brasil em 1860 sofrendo, desde já, grande preconceito. Só para se ter uma ideia, o Código Penal de 1890 classificava-o como crime. Os primeiros centros espíritas surgiram apenas em 1865.

Existe no Brasil uma cidade fundada exclusivamente por espíritas (ela cresceu a partir de um centro espírita). É a cidade de Palmelo, no estado de Goiás, a 58 Km de Goiânia e com população atual de 2.500 habitantes.

Apesar de a pátria-mãe do Espiritismo ser a França, é no Brasil que a doutrina tem o maior número de adeptos. São 2,5 milhões de seguidores e outros milhões de simpatizantes.

Um dos maiores divulgadores da doutrina espírita no Brasil foi o médico, militar, escritor, jornalista e político Bezerra de Menezes, que começou a divulgar o Espiritismo pouco tempo depois da publicação da obra de Allan Kardec em português.

O mais famoso médium do Brasil foi Francisco Cândido Xavier, nascido em Pedro Leopoldo (MG) em 2 de abril de 1910 e falecido (“desencarnado”, para os espíritas) em 30 de junho de 2002, na cidade de Uberaba. A mediunidade de Chico começou a se manifestar quando ele tinha apenas quatro anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário