quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Número 18 - Capa

EDITORIAL

O orgulho
Angélica Santos


Sentimento que nos faz ser pretensiosos, vivendo em relação a nós mesmos, o que nos leva a crer sermos os melhores e mais importantes que os nossos semelhantes, vivendo assim cheios de soberba que muitas vezes não possuímos, tornando-nos prepotentes e antipáticos na nossa convivência normal em família ou na sociedade, fazendo-nos um ser que não é bem visto e até muitas vezes rejeitados, pois este sentimento nos torna inseguros, a pensar o porque da rejeição, porque na realidade este sentir nos leva a enxergar um argueiro no olho dos outros e não nos damos conta da trave que existe no nosso.
Os orgulhosos são os cegos de ontem e de hoje, que às luzes dos esclarecimentos sobre o assunto, não conseguem remover a venda que lhes oculta a verdade que liberta, fazendo com que vida afora continue vivendo no âmbito da prepotência que nos impede de ver a luz da humildade, que funciona como um farol contra o véu da ignorância que deixa o orgulhoso cego e surdo a qualquer argumento.
Nós, os espíritas, devemos meditar sobre o que nos ensina Jesus sobre tal assunto, porque, embora possa parecer que não, o nosso Movimento, infelizmente, vive cheio de portadores de tal sentimento, que pode ser canalizado por diversos ângulos.
Na minha opinião, devemos procurar extirpar essa chaga de nossa vivência enquanto espíritas, a fim de que possamos fazer jus à condição de verdadeiros conhecedores da Doutrina que abraçamos, para que possamos retificar os erros e as ações baseadas nesse sentimento tão desagregador.

***

Leia nesta edição:


Leovigildo Santana, dirigente do C. E. Luz e Caridade, instituição que funciona há 55 ano no Barbalho, é nosso entrevistado.
Página 4

A proliferação de cursos de Espiritismo em nível universitário é o foco do artigo de Gledson Barretto.
Página 8

O trabalho de proclamação do Evangelho e da cultura de paz da Juventude Nina Arueira, da Mansão do Caminho, extrapola os limites de Salvador.
Página 5

O expositor espírita baiano Cláudio Emanuel Abdala é também escritor e acaba de lançar seu primeiro livro em âmbito nacional.
Página 2

Você sabia que o Emmanuel, mentor de Chico Xavier tinha um burrinho?
Página 7


Nenhum comentário:

Postar um comentário