domingo, 25 de dezembro de 2011

Número 7 - página 4

ENTREVISTA

Luís Freire, presidente da Casa de Oração Bezerra de Menezes
Mais 40 anos felizes para a Cobem


Em comemoração pelo transcurso de seu 40.° aniversário, a Casa de Oração Bezerra de Menezes narra em livro, na primeira pessoa, a história de sua construção, a partir de uma visão que a médium Noélia Duarte teve na cozinha de sua residência. Localizada na Rua Bezerra de Menezes, em Brotas, a Casa é um dos baluartes da Doutrina Espírita em Salvador e se credencia tanto pelo estudo e difusão do Espiritismo quanto pela formação qualificada de quadros que atuam ativamente no Movimento Espírita da Capital e do Estado da Bahia.

1. O que é administrar uma casa como a Cobem?
É uma responsabilidade enorme, pois é preciso lidar com com questões espirituais trazidas pelos frequentadores, que nos trazem seus problemas específicos para os quais devemos apontar as soluções mais condizentes. E tem também as questão financeira da Casa, que não é fácil. Não mantemos qualquer tipo de convênio com nenhuma entidade governamental - federal, estadual ou municipal - e assim assegurar o pagamento dos salários de 15 funcionários fixos. Contamos unicamente com os companheiros comprometidos com a manutenção das atividade da Casa e garantir seu funcionamento. Mas também é um grande prazer, por outro lado, pela experiência que se adquire e pela possibilidade de efetuar algumas mudanças necessárias à modernização da Cobem, sintonizando nossa instituição com os novos tempos, sem perder de vista o foco doutrinário.

2. Há quanto tempo você milita no Espiritismo?
Estou na Cobem há 17 anos. Minha trajetória no conhecimento e vivência da Doutrina Espírita contempla muitas mudanças internas, outras vêm se fazendo no dia-a-dia, a fim de me fazer, um dia, melhor.

3. A Cobem acaba de completar 40 anos de fundação. Que tipo de avaliação se pode fazer desse tempo?
Nos últimos quatro anos trabalhamos com grande afinco  na produção de um livro que conta essa história. O sonho de Noélia e Heliano Duarte foi construir um pronto-socorro de almas e as pessoas que fazem a Cobem hoje continuam mantendo esse sonho. Atualmente, cuidamos da assistência de 70 idosos, tanto material quanto espiritualmente, além de 40 crianças na Creche André Luiz, conseguindo fazem um bom trabalho. Do ponto de vista doutrinário, a Casa tem atuado de domingo a domingo, encarregando-se de esclarecer as pessoas, além de prestar um bom atendimento, conseguindo mantar as portas abertas a todos os necessitados do corpo e do espírito.

4. Com quantos trabalhadores a Cobem conta para a realização de seus trabalhos?
Na Diretoria contamos com 12 membros, todos os departamentos estão ocupados, exceto o de Eventos, mas ainda assim temos conseguido realizar as atividades programadas nessa área. Os conselheiros são 30, além do presidente e das duas secretárias da Assembleia. Há quatro anos, quando assumimos a direção executiva da Casa, somávamos 650 trabalhadores cadastrados, mas hoje o total deve ser de aproximadamente 800.

5. Quais as propostas da Cobem para os próximos 40 anos?
O principal é trabalharmos a questão humanitária junto àqueles que fazem a Cobem, a despeito dos tempos difíceis observados atualmente. Para isso, nossa Casa, que serve de farol aos náufragos na escuridão, precisa estar bem equipada, com almas felizes e capacitadas, em vista da responsabilidade de oferecer bons serviços a quem a procura. Assim, esperamos ter mais 40 anos bastante felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário