quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Número 18 - página 4

ENTREVISTA


Leovigildo Santana
Um batalhador da luz e da caridade


Com quase 60 anos de história, o Centro Espírita Luz e Caridade, no Barbalho, conserva o mesmo endereço, mas as instalações são outras. Isto é, com a reforma empreendida por seu presidente, Leovigildo Santana, a casa já não guarda nenhuma lembrança da antiga construção. Esse fato é, em verdade, a segunda marca da presença de “Seu” Leo, como é carinhosamente tratado, na instituição. A primeira data de sua chegada a Salvador, vindo de Vitória da Conquista, nos anos 50, para tratar-se de uma pertinaz  enfermidade orgânica, encontrando, para curar-se efetivamente, a oportunidade de atuar numa casa espírita. Convidado para trabalhar no Luz e Caridade, deparou-se com um terreiro de Umbanda que aos poucos foi se transformando até adotar em definitivo as recomendações de Kardec. E hoje a Casa é uma das referências na Bahia no tocante ao tratamento espiritual...  


Como começa sua história no Espiritismo?
Vim de Conquista desenganado pelos médicos, e tive a felicidade de aqui encontrar alguém maravilhoso que, com seu magnetismo - na época, eu não entendia, mas agora entendo um pouquinho -, consegui a recuperação da saúde física e a oportunidade de, alguns meses depois, estabelecendo-me em Salvador, começar a trabalhar na antiga União Espírita Baiana.

Como chegou ao C. E. Luz e Caridade?
Posteriormente, a convite de Abel Mendonça, que foi um daqueles que participaram da inauguração da Casa de Emmanuel, permanecemos  trabalhando lá durante algum tempo, até que, convidado por um amigo que na época presidia ao Luz e Caridade, nos primórdios da instituição, por uns dois ou três anos assumimos a presidência, na qual estamos até hoje, nessa tarefa muito conehcida do Luz e Caridade, que já soma 55 anos de existência.
Nosso maior desafio foi a derrubada do prédio velho e a construção deste novo, mas sempre dizendo que nosso objetivo não é ter uma casa bonita, mas que tivesse mais espaço, a fim de proclamarmos, em vários pontos, o Evangelho que o nosso Jesus legou à Humanidade. Esta é, sinteticamente, nossa lembrança carinhosa da caminhada, da presença e do futuro do Luz e Caridade.

O que a Casa oferece a seus frequentadores?
Sempre dizemos que o trabalho que aqui se executa, com novas conqusitas, possa, nesta Casa, se assemelhar, no futuro, à Casa do Caminho, onde o amor e a caridade foram o exemplo mais brilhando deixado para a Humanidade pelo Mestre Jesus. Este é o objetivo maior, tanto assim que estão sendo criados vários grupos de estudo; temos cinco reuniões doutrinárias por semana, atendimentos de energia durante três dias na semana... Estamos, agora, instalando no subsolo, numa área bem confortável, o novo trabalho a ser executado, de “relax” para que cheguem cansadas, abatidas, problemáticas, depressivas... e através do “relax” nós entendemos que os Espíritos estarão ali e durante sua permanência trarão os benefícios maiores da Espiritualidade. Esse sonho, ora realizado, também consideramos um grande objetivo a ser atingido nesta Casa.

E quem é o dirigente espírita Leovigildo Santana?
É um irmão muito conhecido que tem tido esta oportunidade de ser amigo de todos que aqui chegam, buscando este pensamento que acabamos de falar; e nosso sonho já começa a se transformar em realidade, de que esta Casa seja realmente, em sua plenitude, a Casa do Caminho, onde o amor e o entendimento, a confiança e a fraternidade sejam os pilares indestrutíveis desta - como ser os de todas as Casas que militam com Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário