terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Número 11 - página 4

ENTREVISTA

Hélio Pio: 
"Rodas pequenas movimentam as grandes"
Hélio Pio (E), com o cearense Jacob Melo (C) e Adelson, vice-presidente da SEAL.
Em seu terceiro mandato à frente da Sociedade Espírita André Luiz (SEAL - Rua Marujos do Brasil, 5 - Nazaré), Hélio Pio já ostenta uma vasta folha de serviços prestados á instituição, por onde passam três mil pessoas semanalmente. Espírita há 30 anos, o dirigente da SEAL concedeu esta entrevista à Tribuna Espírita de Salvador:

Como conheceu e há quanto tempo convive com o Espiritismo?
Como tantos, vim pela dor, há aproximadamente 30 anos. Até então não tinha qualquer contato com o Espiritismo, a não ser por uma vez que fui levar uma pessoas à Casa de Oração Bezerra de Menezes (Cobem), para ser atendida por Noélia Duarte. Mas apenas fui acompanhante, porque logo saí, sem qualquer interesse em conhecer coisa alguma.

O que é a Sociedade Espírita André Luiz?
É uma instituição de socorro e orientação espiritual criada em 1975, que oferece variados serviços ao público que a procura, desde a informação doutrinária até os tratamentos de cura, passando pelo atendimento fraterno, os cursos de Espiritismo, distribuição de 100 pratos de sopa aos necessitados nas ruas e de 500 enxovais para gestantes no mês de maio, todos os anos. A SEAL também mantém grupos de auxílio a quem deseja se libertar de vícios como o alcoolismo e a compulsão por comida.

Qual tem sido a receptividade do público a esses serviços?
No setor de triagem para o encaminhamento dos consulentes aos setores específicos de tratamento são atendidas 30 pessoas por dia. Mas a frequência semanal atinge a marca de 3.000 pessoas. Os 17 grupos de estudo sistematizado (ESDE) são bem frequentados, com uma média de 30 participantes. Um outro grupo, intitulado Conversando com a Doutrina, existe há 12 anos (dados de 2009) para aprofundar o conhecimento da obra de Allan Kardec e tem uma assiduidade e frequência impressionantes entre seus integrantes - média de 50.

O que representa dirigir uma instituição do porte da SEAL?
É uma missão que eu tenho. Cheguei aqui pela dor e recebi essa missão, que ainda não terminou - já fui avisado quanto a isso. A dificuldade está em administrar a atuação dos voluntários, uma vez que temos de lidar com suscetibilidades. Mas as rodas pequenas é que movimentam as grandes e temos que observar o bom funcionamento do conjunto.

O que as pessoas ainda não descobriram na Doutrina Espírita?
Não posso falar quanto às outras pessoas, mas foi o que eu encontrei de melhor, porque o Espiritismo nos leva ao conhecimento da verdade. A Doutrina mostra que a pessoa tem que ser consciente de si mesma para viver melhor, fazendo o que o Cristo ensina: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário