quarta-feira, 15 de junho de 2011

Número 14 / Página 4

ENTREVISTA

Creuza Lage volta à presidência da Cobem


1 - O que representa para você e para a Cobem seu retorno a uma nova gestão na presidência da Casa?
Para mim representa uma oportunidade oferecida pelos trabalhadores encarnados e desencarnados que militam na Cobem, com vistas ao meu desenvolvimento espiritual. A gestão de uma Casa Espírita exige do presidente desenvolver a cada dia o seu caráter de servidor de todos. Para a Cobem fica difícil de responder. Somente os resultados, que toda equipe administrativa apresentar ao longo dessa nova gestão, definirão o seu papel e importância para a Casa.

2 - Que mudanças a Cobem necessita para sua boa administração e como pretende implementá-las?
A Cobem tem sido ao longo desses anos administrada com competência e dedicação pelos presidentes anteriores. O nosso papel agora é consolidar o que vem dando bons resultados, estabelecer ajustes onde se façam necessários e estimular a criatividade de toda equipe admi-nistrativa para as novas formas de gestão da Casa Espírita. Investir sempre na qualificação intelecto- moral dos seus trabalhadores para que a missão da Cobem junto à comunidade onde atua insira-se no plano dos benfeitores espirituais para o movi-mento espírita da Bahia. Nosso plano de gestão foi organizado de forma participativa, tendo como diretrizes básicas a trilogia de Joanna de Angelis (espiritizar, qualificar e humanizar); seus valores são trabalho, solida-riedade e tolerância, cuja imple-mentação procura seguir a orientação de Dr. Bezerra de Menezes: “Urgente, mas não apressada”.

3 - Apesar de ocupar a presidência da Cobem, você ainda exerce um cargo na FEEB. Há dificuldade em compatibilizar as tarefas?
Não. A compatibilização se faz tranqüila, pois em cada função não perdemos o foco. Conhecemos as competências e responsabilidades de cada função, assim estamos consciente e focada nos objetivos e metas de cada espaço, quando ali estamos atuando.
Assim não confundo a presidência da Cobem na FEEB, nem sou Diretor da FEEB na instituição espírita. Por outro lado, o tempo é dividido de forma a otimizar as atividades de uma e de outra Instituição. E o mais importante, trabalho sempre em equipe e nos dois
espaços conto sempre com o suporte dos Companheiros.

4 - Você acredita que os novos tempos imponham uma nova forma de comportamento no seio do movimento espírita baiano? Em que sentido?
Os Espíritos Superiores têm nos enviado mensagens sobre a importância do movimento espírita e o papel importante que nós espíritas temos na sua qualidade. As mensagens de Bezerra de Menezes sobre a união e a unificação são inúmeras e todas elas solicitam atitudes consentâneas com os ensinamentos do Mestre Jesus. “Jesus, meus amigos, é mais do que um símbolo. É uma realidade em nossa existência. Não é apenas um ser que transitou da manjedoura à cruz, mas o exemplo, cuja vida se transformou num
Evangelho de feitos, chamando por nós. Necessário, em razão disso, aprofundar o pensamento na Obra de Allan Kardec para poder viver Jesus em toda ple-nitude.” (Bezerra de Menezes - psi-cofonia de Divaldo Franco. Reformador. 1976.) Neste contexto, o movimento espírita baiano vem investindo de forma crescente em ações federativas de sensibilização à união e unificação das instituições espíritas. A Caravana da Baiana da Fraternidade objetiva estabelecer laços de afeto e de amorosidade entre os trabalhadores das diferentes instituições e sen-sibilizar os espíritas para a totalidade do movimento e seu papel no for-talecimento da Casa Espírita. Os Encontros Macrorregionais reúnem as Casas Espíritas para a troca de experiências e nos Encontros Estaduais de Espiritismo organizam-se conjun-tamente os planos e projetos anuais. Desse modo colocamos em ação a  seguinte assertiva: “A razão de ser do Movimento só pode ser a divulgação e a prática da Doutrina”. É nesse sentido que todas as potencialidades dos espíritas devem ser canalizadas para a difusão e a vivência dos princípios doutrinários.

5 - No tocante às propostas de renovação que o Espiritismo traz para os Homens, qual o principal desafio que as criaturas são chamadas a enfrentar neste momento?
O desafio é viver os postulados do Espiritismo e para que estes gerem mudanças nos indivíduos é preciso conhecê-los através do estudo e da reflexão. Como a maioria de nós tem dificuldade com essas propostas, faz-se necessário que a Casa Espírita ofereça os estímulos de orientação doutrinária para que um número maior de pessoas possa sair da acomodação enfrentando o desafio da transfor-mação, da mudança, pelo amor.

6 - Quem é Creuza Lage?
Creuza Lage é apenas um espírito lutando para cumprir o seu plano reencarnatório com dignidade, com erros, com acertos, mas envidando esforços para olhar os companheiros de romagem terrena com a consciência tranqüila do trabalho contínuo, do respeito às diferenças e de uma certeza no potencial que possuímos para mudar e crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário