segunda-feira, 13 de junho de 2011

Número 5 / Página 7

HUMOR

Garrafas para doutrinar?


No interior da Paraíba, na cidade de Pombal, existiu um excelente médium de cura, de efeitos físicos, mas de absoluta ignorância doutrinária.
Era a época de 1950, quando a Doutrina Espírita passava por um período turbulento, pela incompreensão das outras religiões. Os médiuns eram ignorantes e naturais, como natural é a mediunidade. Fundavam Centros e praticavam a mediunidade com a falta absoluta dos temas doutrinários.
Esse médium tinha uma fórmula especial de doutrinar espíritos. A entidade incorporada no médium era capturada pela imaginação do médium doutrinador e aprisionada em garrafas de leite, as tradicionais garrafas dos anos 50, e imediatamente fechadas. Quanto mais endurecido o Espírito, mais escura era a garrafa. Depois de retido o Espírito nas garrafas, ele pegava a garrafa e começava a doutrinação.
— Meu irmão... Jesus... você tem quer ser bom... melhore... etc. etc...
Após a doutrinação ele pegava as garrafas, ia até a janela e, de uma em uma, ia abrindo e dizendo:
— Segura este, Bezerra, é para você!
— Segura este, André Luiz, é para você!
— Esse é brabo, Jesus o aguenta!
Isto tudo durante 40 anos. Não sabemos se o paciente ficava bem, no entanto, contam que dia a dia as garrafas iam aumentando em quantidade...

*******************

CURIOSIDADES


* No Organon da Arte de Curar, Samuel Hahnemann emprega expressões como “força vital”, purificação vital” e “energia vital” pelo menos 60 vezes.

* De acordo com pesquisa do escritor espírita Hermínio Correa de Miranda, o criador da Homeopatia, Samuel Hahnemann (1755-1843) foi a reencarnação do médico Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim (1493-1541), mais conhecido como Paracelso.

* O escritor Zeus Wantuil confirma a inforção de que as mesas girantes foram noticiadas pela primeira vez pela imprensa do Rio de Janeiro.

* Anúncio interessante: “No consultório público e gratuito, Rua do Cotovelo, 31, todos os dias úteis, do meio-dia às duas horas, dão-se consultas e remédios aos pobres.” (Jornal do Comércio, 19 de dezembro de 1843)

* José Bonifácio de Andrada e Silva foi um dos primeiros experimentadores do Espiritismo no Brasil.

* Em 2 de agosto de 1873, funda-se no Rio de Janeiro a Sociedade de Estudos Espíritas “Grupo Confúcio”, da qual resultou, em 1876, a Sociedade de Estudos Espíritas Deus, Cristo e Caridade.


********************

TROVAS


É uma verdade inconteste
Que melhor se vê do Além:
Quem se afasta do remédio
Encurta a vida que tem
(Rangel Coelho)

A pessoa preguiçosa,
Seja mulher, seja homem,
Um dia, vem a clamar
Chorando o que os outros comem
(Silvio Lopes)


Do livro "Humorismo no Além"
Francisco Cândido Xavier/Espíritos diversos

*******************

CHARGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário