quinta-feira, 16 de junho de 2011

Número 15 / Página 7

HUMOR

Charge


*******************

O engano de Jesus
Do site do jornal espírita Correio Fraterno (www.correiofraterno.com.br)


– Mãe, lembra da Luzia, irmã da Sílvia?
– Lembro, filha.
– A Sílvia e eu estamos desconfiadas que ela enganou Jesus direitinho.
– Como assim, Laurinha? Não pode falar desse jeito! Jesus nunca é enganado!
– Ah, mãe! Você não viu o que a Luzia aprontou e Jesus não fez nada. Ele viu tudo e ficou caladinho, depois, só porque ela é pequena e faz cara de criança chorona, ele não fez nada.
– Laurinha, você não pode falar desse jeito de Jesus.
– Mãe, a gente aprende que não pode mentir e não pode enganar ninguém. Eu e a Sílvia sabemos muito bem que a Luzia está só enganando os outros, mas já falei pra Sílvia contar tudo pra sua mãe, já que Jesus não faz nada.
– Laurinha! Mas que história mais estranha é essa! Desde quando você é na Terra a representante de Jesus?
Laurinha foi para o quarto, sentou-se em sua escrivaninha e ficou pensando. Pegou uns papéis, fez algumas anotações e, não demorou, sua mãe, intrigada, voltou a tocar no assunto:
– Está mais tranquila agora?
– Sim. Pensei e fiz umas anotações.
– Que anotações?
– Anotei que a Luzia pegou todos os nossos brinquedos e jogou no jardim, mudou o penteado das nossas bonecas e rabiscou nossos desenhos. Quando Jesus viu, ela saiu correndo, sentou no sofá e falou que estava assistindo desenho. Quando D. Marta chegou, deu bronca na gente. Jesus não fez nada!
– Laurinha, Jesus tem mais o que fazer do que se preocupar com briga de criança; a Luzia só tem cinco anos! Eu achei que essa história já havia acabado.
– Está bem, mãe. Fale com a Sílvia aqui no telefone! Alô! Sílvia, minha mãe não está acreditando em mim. Fala com ela.
Laurinha passou o telefone para a mãe:
– Sílvia, tudo bem? Sua mãe está? Preciso conversar com ela. Você e Laurinha estão com muita imaginação. Precisam parar de envolver Jesus em tudo quanto é história.
– Mas é verdade, tia. Quer ver? Fala aqui com ele.
Ouve-se uma voz grossa, de homem, do outro lado da linha:
– Alô!
– Quem está falando?
– É Jesus, o jardineiro!


*********************

CURIOSIDADES


* O espanhol Miguel Vives y Vives (1842-1906) conheceu o Espiritismo em 1871, quando ao se encontrar muito enfermo foi conduzido a um grupo espírita que o curou. Dedicando-se à Doutrina, destacou-se como médium de incorporação, psicógrafo e de curas. Foi o primeiro a introduzir o Espiritismo no teatro. Fundou o Centro Espiritista de Tarrasa, sua cidade natal, com o nome de “Fraternidad Humana”.

* O grupo espírita “Confucius” foi fundado em 2 de agosto de 1873, no Rio de Janeiro. O nome do grupo foi dado em homenagem a um espírito que vinha, desde algum tempo, ensinando elevados princípios de moral em reuniões particulares. Característica interessante dessa primeira sociedade espírita juridicamente constituída no Brasil era a preponderância de pessoas ligadas à homeopatia.

* A famosa “Prece de Cáritas”, de autoria do Espírito Cáritas, foi psicografada em Bordeaux, França, através da médium Mme. W. Krell, a 25 de dezembro de 1873. Repetida por gerações de espíritas, é ainda hoje uma das preces mais difundidas no âmbito da Doutrina. Mme. W. Krell era uma das grandes médiuns de seu tempo, tendo psicografado com perfeição tanto poesias de eminentes nomes da literatura francesa como, na prosa, textos do Espírito de Verdade, Dumas, Lacordaire, Lamennais, Pascal, Esopo, Fénelon e diversos outros. As mulheres em geral não eram muito frequentes nas comunicações, mas entre elas se destacava Cáritas, que preferia temas religiosos. Vale lembrar que o nome escolhido pelo Espírito significa, em latim, “Caridade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário