segunda-feira, 6 de junho de 2011

Primeiro número / Página 3

HISTÓRIA


Lar João Batista: 
De sua fundação aos dias atuais


Angélica Santos - presidente


Em 1.° de janeiro de 1972, o jovem estudante de agronomia Sérgio Mariano de Almeida regressava de Cruz das Almas para Salvador, com a intenção de passar o primeiro dia do ano com seus familiares, quando foi abruptamente tragado pelo que costumamos chamar de fatalidade.
Exatamente nesse dia, juntamente com seu amigo Paulo, que nada sofrera, um acidente automobilístico fatal colocou um ponto final em sua existência corpórea.
Nascido em 4 de janeiro de 1952, jovem pacato, desde criança ligado às coisas da natureza, amigo dos pássaros e das flores, deixava na estrada o corpo físico, levando ao desespero a sua amada mãe, Maria Nice Mariano de Almeida e seus familiares. Tinha apenas 20 anos.
Levada pela dor, pelo sofrimento exacerbado e pela imensa saudade do filho, foi aconselhada por pessoas vinculadas ao Espiritismo, doutrina que de certa forma já conhecia, a implantar o Evangelho no lar.
A mãezinha encontrou motivação para viver, tendo depois, com o crescimento do número de pessoas que passaram a freqüentar o culto, sido incentivada por terceiros, resolveu fundar um centro espírita.
Assim, no dia 16 de abril de 1980 nascia o Lar João Batista, e D. Nice, carinhosamente assim chamada, implantava mais uma casa espírita em Salvador.
Em 1982, já com a instituição funcionando, embora de maneira precária, devido ao grupo resumido de pessoas, Angélica Santos chegava àquela oficina de amor para levar a palavra a um grupo de idosas assistidas. De imediato, entre Nice e Angélica nasceu uma mútua simpatia, o que levou a fundadora do Lar a convidar a recém-conhecida para ajuda-la no processo de encaminhamento da casa.
Aceito o convite, as duas começaram a trabalhar pelo seu crescimento em perfeita sintonia. Convidada a assumir a vice-presidência, Angélica ocupou esse posto no lugar do filho de Nice, o querido Renan Mariano.
Tempos depois, já viúva, Nice resolve constituir a amiga como presidente, após conversar com seus familiares, tendo mais tarde deixado o comando da nova instituição sob a responsabilidade da companheira, amiga e irmã.
Daí para os dias atuais, o Centro Espírita Lar João Batista não parou de crescer em todos os sentidos.
Tempos depois, com muito esforço e trabalho, foi adquirido um casarão em estado precário, com a participação de todos os trabalhadores, no bairro do Garcia, onde o Lar nasceu. Surgia assim sua sede própria, hoje um prédio de dois andares e dois subsolos.
Durante esse período, o esforço hercúleo para transformar o Lar João Batista numa casa onde os postulados da Doutrina dos Espíritos fossem seu principal objetivo foi coroado de êxito. Hoje é uma instituição conhecida e respeitada no Movimento Espírita por sua condição de amorosidade e pela importância dada ao estudo, ao conhecimento não só das obras básicas como da literatura complementar, com melhor aproveitamento do tríplice aspecto doutrinário.
O Lar completa, no dia 16 de abril deste ano, seus 27 anos de Boa Vontade, Amor e Dedicação – seu slogan.
Este é um histórico sucinto da Casa.
Aqui vão nossos agradecimentos a Deus, a Jesus, aos Mentores, por terem permitido que nós, seus trabalhadores do passado e do presente, pudéssemos colaborar para seu engrandecimento.

*********************


Aniversariantes do trimestre:


Fevereiro
17 - Amélia
18 - Tania Regina
24 - Rita
28 - Antonio Osvaldo

Março
09 - Salete Mattos
18 - Ma. José de Jesus
25 - Geny

Abril
11 - Carol
19 - Euclésia
25 - Maria Hermínia
27 - Vera Mirtes
29 - Fátima Freaza


A vida é dádiva divina
Não pense dela abusar
Ela pode ser maravilhosa
Se você bem se comportar

Nenhum comentário:

Postar um comentário