segunda-feira, 13 de junho de 2011

Número 6 / Página 6

HOMENAGEM

O bandeirante do Espiritismo


Até março de 1899 (antes da proclamação da República, portanto), a cidade de Matão não passava de uma vila agregada a Araraquara (SP), conquanto progressista. Lá residia o farmacêutico Cairbar Schutel, cujo empenho, junto a outros concidadãos, resultou na elevação da vila à condição de município, do qual foi o primeiro prefeito. Carioca de nascimento, Cairbar de Souza Schutel transferiu-se para o interior de São Paulo aos 17 anos e depois de perambular profissionalmente por Piracicaba e Araraquara, instalou-se em Matão, onde residiu por 42 anos.
Católico romano por tradição familiar, Cairbar Schutel logo demonstrou interesse pelos fenômenos espíritas. Residiam em Matão, na ocasião, seus amigos Calixto Prado e Quintiliano José Alves, que, convidados por Cairbar Schutel, fizeram com ele sessões de tiptologia com a trípede (pequena mesa com três pés). Foi então que, concluindo que a vida continuava além do túmulo, estudou e abraçou o Espiritismo, dele se tornando um dos maiores propagandistas. É conhecido ainda hoje, entre os espíritas, como o “bandeirante do Espiritismo”.
Fundou em 15 de julho de 1905 o Centro Espírita Amantes da Pobreza, que atualmente chama-se Centro Espírita O Clarim. Logo a seguir, a 15 de agosto do mesmo ano, lançou o jornal espírita O Clarim, em formato pequeno, que logo se ampliou, atingindo, presentemente, a tiragem de 10.000 exemplares. Além disso, fazia propaganda da Doutrina por meio de boletins, panfletos e palestras doutrinárias nas cidades circunvizinhas a Matão e em programas radiofônicos na antiga PRD-4 de Araraquara. A 15 de fevereiro de 1925, fundou a Revista Internacional de Espiritismo (RIE), publicação mensal dedicada aos estudos dos fenômenos anímicos e espíritas, até hoje em circulação.
Era conhecido pelos trabalhos caritativos e assistenciais que realizava em favor dos pobres e dos enfermos de sua cidade. Após curta enfermidade, faleceu em Matão, no dia 30 de janeiro de 1938, às 16h15, vítima de um aneurisma cerebral. Cairbar Schutel foi também escritor e deixou importantes obras publicadas pela Editora O Clarim, por ele fundada, tais como “Espiritismo e Protestantismo”, “Médiuns e mediunidades”, “Parábolas e ensinos de Jesus”, e “O espírito do Cristianismo”, dentre outras.
Algumas comunicações mediúnicas dão conta de que o Espírito Cairbar Schutel está, no mundo espiritual, encarregado da divulgação do Espiritismo na Terra, continuando no plano espiritual o magnífico trabalho iniciado em sua última encarnação.

********************


“O convite da Doutrina Espírita é para que o homem desperte para uma visão mais ampla de si e do mundo que o envolve e no qual está inserido, num processo consciente de evolução...”

(Joseph Gleber, Espírito; psicografia de Robson Pinheiro)

********************


Programação de Atividades do C. E. Lar João Batista


Doutrinárias – Segunda-feira, 20 horas; Quinta-feira, 16 horas; Domingo, 10 horas.

Passes - Segunda-feira, 16 às 18 horas; Terça-feira, 16h30 às 18h; Quarta-feira, 10 às 11 e 16 às 18h; Quinta-feira, 17 às 18 e 19 às 20h; Sexta-feira, 16 às 18h; Sábado, 15h30 às 16h30.

Entrevistas - Quarta-feira, 10 às 11 horas; Sexta-feira, 15h30 às 17h30.

Escola mediúnica - Quinta-feira, 20 às 21 horas; Sábado, 15 às 16h30.
Curso básico - Domingo, 9h30 às 11 horas.

Grupos de estudo - Terça-feira, 20 às 21h30; Quarta-feira, 9 às 10h; Quinta-feira, 20 às 21h30; Sexta-feira, 15 às 16h.

Evangelização – Sábado, 8h30 às 10 horas.

Pré-requisito para acesso a grupos de estudo: ter o Curso Básico.

“O amor que compreende o erro é êmulo do amor que educa, da mesma forma que o amor que perdoa promove o amor que salva.” (Joanna de Angelis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário