sexta-feira, 10 de junho de 2011

Número 4 / Página 5

DOUTRINA

Qual é a nossa graça?

Jéssica Néri - diretora do Departamento de Comunicação Social do Centro Espírita Lar João Batista


O DIJ (Departamento da Infância e Juventude) do Lar João Batista bem que poderia mudar de nome e se tornar apenas DI (Departamento da Infância). Há um ano não contamos com uma juventude espírita na Casa. As nossas crianças da evangelização infantil vão muito bem, mas dos jovens não temos notícias. Abrimos inscrições neste ano de 2008 para a juventude e constatarmos que não há jovens na praça (pelo menos, não na nossa). Temos consciência de que essa escassez não é exclusividade do Lar João Batista e por isso mesmo vivemos a nos questionar: onde estão os jovens espíritas?

As respostas para essa questão são das mais variadas, mas acredito que a grande maioria delas redundem “em falta de tempo”, um mal que assola o mundo moderno.
É a escola, o vestibular, o aniversário de Joãozinho, a formatura de Paulinha, etc. etc. etc. Diante de tantos compromissos “inadiáveis”, o tempo realmente tornou-se um artigo de luxo e, nesse contexto, o centro espírita pode esperar. Afinal, eu, jovem, saudável, independente, cheio de vida, planos e compromissos, só vou ao centro porque minha mãe me arrasta com ela ou porque meu vizinho diz que tomar um passe de vez em quando é bom pra levantar o astral, não é mesmo? Além do mais, eu não tenho tempo...
Diante de tantas coisas “da hora” acontecendo, o centro espírita, com as palavras amorosas e aquelas musiquinhas zen, parece um pouco caidinho, principalmente quando eu nem sei ao certo o que estou fazendo lá. Mas aí, eu, jovem, intempestivo, cheio de razão e conflito, brigo com meu melhor amigo por uma bobagem qualquer, discuto com meu pai, porque ele nunca me entende, me dou mal com a prova e acho que é o fim do mundo. E aí? Quem vai me ajudar, se ninguém me entende? Mas, afinal de contas, você se entende? Será que o errado naquele briga boba foi mesmo seu amigo, e como já dizia Renato Russo: são seus pais que não te entendem ou você que não entende seus pais?
No Evangelho segundo o Espiritismo, aprendemos que “fora da caridade não há salvação”. Mas não adianta querer socorre o mundo se ainda não consegui me resolver comigo mesmo. Se não praticarmos a caridade de conhecermos a nós mesmos, seremos incapazes de conhecer o nosso próximo, de ajuda-los e de por eles sermos compreendidos. É esse nosso objetivo primeiro na seara da Doutrina Espírita: o autoconhecimento.
Talvez valha a pena desviar um pouco de seu precioso tempo desse processo, seja você jovem ou não tão jovem assim – e talvez o Espiritismo possa te ajudar nesse processo. Podemos não ser “da hora”, mas com certeza os benefícios do autoconhecimento serão eternos. Esta é a nossa graça.

*********************

POESIA

Gira vida

Carolina Edite - secretária do C. E. Lar João Batista


Gira, gira, gira sol
Gira, gira, gira vida
Vida que te fez viva
Viva para poder viver uma grande melodia
Melodia que traz alegria
Alegria de viver uma vida
E reencontrar outras vidas
Duas vidas se cruzarão
E no despertar se amarão
Gira, gira, gira a vida
Roda vida, vidas sucessivas
Um dia lá, outro dia cá
Mas o encontro se fará
Gira, gira, gira vida...

********************

Aniversariantes do trimestre:


Janeiro: 
dia 3 – Jéssica
Fevereiro: 
dia 17 – Amélia
18 – Tânia
21 – Rita
28 – Antonio Osvaldo
Março: 
dia 9 – Salete
18 – Maria José de Jesus
25 – Geny


Os anos passam depressa,
E o que pode acontecer?
Os cabelos enbranquecem,
Belas rugas aparecem
E esquecemos de crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário