segunda-feira, 6 de junho de 2011

Primeiro número / Página 8

DOUTRINA


Allan Kardec, sua vida, sua obra

Nascido em Lyon, França, em 3 de outubro de 1804, com o nome de Hippolyte Leon Denizard Rivail, de família tradicional lionesa, foram seus pais Jean Baptist Antoine, magistrado, e Jeanne Louise Duhamel. O menino Denizard estudou em Yverdon, Suíça, aluno do grande educador Pesta-lozzi, que, com seu amor ao próximo, nor-teou o futuro de seu aluno.
Pedagogo, psicólogo, notabilizou-se pelos livros didáticos que publicou. O pseudônimo de Allan Kardec foi adotado de uma de suas reencarnações passadas como sacerdote druida.
Recebeu a revelação do Espírito Verdade para ser o intérprete das mensagens dos Espíritos, que ele tão bem soube decifrar com seus livros: O Livro dos Espíritos, para a parte filosófica, cuja primeira edição apareceu em 18 de abril de 1857; O Livro dos Médiuns, para a parte experimental e científica, publicada em janeiro de 1861; O Evangelho Segundo o Espiritismo, para a parte moral, publicado em abril de 1864; O Céu e o Inferno, ou a Justiça Divina, em agosto de 1865; e A Gênese - os Milagres e as Predições, em janeiro de 1868. Nascia então o Codificador da Doutrina Espírita, o homem que revolucionou, com sua conduta, o pensamento cristão, dando-lhe nova forma e demonstrando que “O Consolador” que Jesus prometeu havia chegado à Terra.
Foi casado com a professora Amèlie Gabrielle Boudet, que muito o ajudou na organização dos seus trabalhos.
Em 31 de março de 1869, em meio aos preparativos para mudar de domicílio, sofreu um aneurisma cerebral, vindo a falecer. Morreu como viveu: trabalhando!
O homem deixou-nos, mas Allan Kardec é imortal e sua memória, os trabalhos, o espírito estarão sempre com aqueles que sustentam com firmeza e elevação a bandeira que ele sempre soube respeitar, cujo lema é: Trabalho, Solidariedade e Tolerância.

Fonte informativa:
Revue Spirit, Maio 1869.
Colaboração da Biblioteca Marizângela Ortega (C. E. Lar João Batista)

“Fé inabalável só o é aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.” (Allan Kardec)

********************

CURIOSIDADES


* É lançado em Salvador, em 1994, o livro Memórias do Espiritismo na Bahia, da escritora Lúcia Loureiro.

* Luis Olímpio Teles de Menezes nasceu em Salvador no dia 27 de julho de 1825. Foi professor primário e publicou um compêndio com o nome de “Ortoépia da Língua Portuguesa”.

* O Espiritismo aportou na Bahia na segunda metade do século XIX.

* O termo “psicometria” foi criado em 1849 pelo médico norte-americano J. Rhodes Buchanan.

********************

HUMOR


Passe espanhol
Há quem aplique passes nas pessoas estalando os dedos, como se estivesse usando castanholas, muito comuns num tipo de dança da Espanha. Alguns se valem do argumento de que quanto mais forte é o estalo dos dedos, mais poderoso é o passe...

********************

ESPAÇO DO LEITOR

Você conhece fatos inusitados ou “causos” do ambiente das casas espíritas? Envie-nos sua colaboração e também sua opinião sobre este jornal através do e-mail tesalvador@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário