quinta-feira, 16 de junho de 2011

Número 15 / Página 5

LITERATURA

Livro de autor baiano é auxílio para compreensão da pedagogia espírita


Um livro será sempre grandioso e útil pelo conteúdo. Um belo livro o será nem tanto pela capa bem trabalhada, mas pelo que nele se lê de uma capa a outra. Tampouco será um livro interessante pelo nome do autor ou pelo título pomposo ou despretensioso, mas simplesmente pela mensagem de renovação e elevação que traga, revelando-se um nobre amigo de quem se encontre sem rumo, ao sabor das vagas tempestuosas da vida. Um livro espírita, certamente.
Um livro assim a Editora EME, de Capivari (SP), lançou recentemente, sob o título de “Pedagogia da consciência” e de autoria do escritor, expositor e dirigente espírita Evilásio Menezes (foto), de Feira de Santana. O título já diz do que se trata: através da análise das propostas educativas do Espiritismo, em comparação com os conceitos voltados para o aprimoramento do ser expendidos por pensadores como Wilhelm Dilthey e Herculano Pires, por exemplo, o autor enfatiza a necessidade de ampliação da consciência como forma de se vivenciar com alguma eficácia os ensinos evangélicos e assim atender aos impositivos da Lei de Evolução.
Evilásio Menezes é dirigente da Sociedade Espírita Verdade e União (SEVU), de Lustosa, distrito do município de Teodoro Sampaio, próximo a Feira de Santana. Ele é autor de outra obra de peso, “Os novos tempos chegaram” (DPL, 2002), na qual esboça os conceitos explorados em “Pedagogia da consciência”. São livros genuinamente espíritas, embora as editoras os vendam respectivamente como “esotérico” e de “auto ajuda”. Ainda assim, são preciosos auxiliares na tarefa de auto-aprimoramento a que o ser é chamado a realizar nos moldes da Doutrina Espírita
Com eles, os estudantes do Espiritismo, especialmente aqueles já preparados para dar um passo além em sua reforma interior, encontrará meios para (re)avaliar com profundidade suas disposições morais, fazendo da própria vida um eco das palavras do Cristo e das lições provindas da Espiritualidade. A essência da mensagem de Evilásio Menezes, no vigoroso ensaio que é sua “Pedagogia da consciência”, é a necessidade de se romper os vínculos com o tradicionalismo vazio que ainda prende o espírito a seu passado muitas vezes doentio e que por isso impede a vivência da condição de imortalidade que lhe é própria.

********************

POESIA

Sobre as águas
Francisco Muniz


... e lá fui eu andar sobre
as águas
como o Cristo, pleno de confiança
como Pedro, vencendo os temores

lá fui eu...
pesava-me o corpo assaz material
mas a consciência leve suavizava o peso

e lá fui eu...
no mar sem ondas como o lago
de antigamente
andei sobre as águas
sobre as águas flutuei

eu, espírito imortal
viajante do tempo e do espaço
sobre as águas caminhei

*******************

Aniversariantes do trimestre:


Outubro
5 – Celeste
15 – Dalva
19 – Terezinha
21 – Celina
27 – Clélia
30 – Nalva

Novembro
15 – Erotildes
18 – Ivan


Dezembro
7 – Conceição
19 – Carmelita
25 – Josenês
30 – Auri


“Devemos aprender com o tempo
Tudo que ele oferece
Do contrário estaremos vivendo
O tempo que não nos merece.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário