quarta-feira, 8 de junho de 2011

Número 2 / Página 3

MEMÓRIA

O legado de Luiz Olímpio Teles de Menezes
Francisco Muniz - jornalista e avô


No mês de julho, a imprensa espírita comemora aniversário. Em 2007, a marca histórica de 138 anos! Entretanto, não se tem, ainda, no seio do movimento espírita, a preocupação de registrar tal efeméride com a imponência que talvez ela mereça, recordando a figura do ilustre baiano Luiz Olímpio Teles de Menezes. Há algum tempo, indagaram-nos acerca da inexistência de dados biográficos desse grande homem que, grande que era, deixou este mundo materialmente pobre e esquecido, sem o reconhecimento que os homens prestam à vaidade e ao orgulho.
Grandes homens o são para e pelo mundo. Luiz Olímpio, certamente, incluía-se neste última qualificação, pelo pouco de sua história que conhecemos, figurando na plêiade de abnegados trabalhadores do Cristo e do Espiritismo, tais quais Bezerra de Menezes, Francisco Cândido Xavier e tantos outros.
Fundador do primeiro veículo informativo da Doutrina Espírita em terras brasileiras, nos últimos anos do século XIX, Luiz Olímpio fez de “O Echo D´Além-Túmulo” um instrumento de libertação de consciências e também de corpos. Como assim? Explica-se: a cada assinatura do jornal vendida, dez por cento do valor correspondente eram destinados à compra e imediata alforria de negros escravos, na Bahia de 1869 em diante...
Com isso, acreditamos, dezenas de irmãos escravizados lograram integrar-se à vida de liberdade que deve ser o objetivo de todos os homens, malgrado os tempos difíceis de exclusão a que os negros eram forçados a se submeter, naquele distante Brasil cujas marcas ainda estão presentes na sociedade contemporânea, através do preconceito e do racismo.
Recordando Luiz Olímpio, assim, retomamos a lembrança imperativa dos ensinamentos de Jesus, que propõem a vivência da fraternidade entre as pessoas e os povos, as nações, para que as condições de convivência sejam sempre as mais harmoniosas. Para tanto, é preciso que exemplos grandiosos, que são sempre uma lição moralizante, sejam imitados e profundamente vivenciados. E exemplos nesse sentido não faltam.
Os homens que se fizeram grandes pelo e não para o mundo – isto é, não objetivaram a adulação nem a carícia sempre fugidia das homenagens vãs embaladas em palavras pomposas e transitórios monumentos de pedra – são as fontes nas quais o espírito sedento vai beber estímulos para seguir na estrada reta da perfeição moral, porquanto tão grandes almas sempre beberam, por sua vez, na fonte de água viva que é o Cristo Jesus.


********************

A pintura mediúnica do baiano Florêncio Anton é uma das atrações do II Congresso Brasileiro de Divulgadores do Espiritismo (Conbrade), que será realizado no período de 11 a 14 de outubro, em João Pessoa (PB). No evento serão apresentados os resultados finais da pesquisa sobre o Perfil da Comunicação Social Espírita no Brasil, além da realização da Feira de Idéias que está sendo organizada, algo “mais ou menos como essas feiras de ciências que os colégios realizam vez por outra”. O escritor Marcel Souto Maior e o comunicador Alamar Régis já confirmaram presença.

********************


Voltou à Pátria Espiritual o confrade Jaime dos Santos Batista, um dos fundadores da Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB). Colaborador das obras sociais da Mansão do Caminho, foi catedrático da Faculdade de Odontologia da UFBA e deixou a esposa, Lourdes Batista, e os filhos Paulo Benigno Batista, Marcos Batista e Cláudia Batista Leite.

********************

ESPAÇO DO LEITOR


Felicitando a todos pela Tribuna Espírita de Salvador, aqui deixo meu apreço e minha gratidão. Excelente todo o "material" usado, como toda apresentação desse tão almejado jornal. Esperamos que seja pelo menos bimestral, para nosso maior proveito; e que possam ser retificadas as datas não só de nascimento, como de desencarne do nosso filho Serginho. Ele veio ao mundo no ano de 1957 e desencarnou em 1 de janeiro de 1978. Ainda assim, foi um grande passo, que agradecemos ao Lar João Batista.
Muita paz, e toda nossa gratidão.
Marianice Mariano de Almeida, e filhos.

Parabéns à equipe do C. E. Lar João Batista pela primeira edição da Tribuna Espírita de Salvador. Que Jesus os ampare nesta proposta de divulgação do Espiritismo.
Instituto Kardecista da Bahia
Edvaldo Cezar, presidente.


Escreva-nos:
tesalvador@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário